Projeto "Entorno de Nós"


                                           
Sesc Palladium | Belo Horizonte MG - nov 2015 

Importante destacar que este projeto foi inicialmente desenvolvido para o Sesc Palladium, MG, Projeto Parede, quando trabalhei com 150 jovens da Escola Pública IMACO, Belo Horizonte, ficando a obra em exibição de novembro de 2015 a janeiro de 2016 nesta unidade do Sesc MG.





APRESENTAÇÃO

Entorno de Nós é uma proposta de arte colaborativa que envolve diversos espaços de arte, cultura e cidadania, se sustentando nos pilares que caracterizam minha trajetória profissional iniciada nos anos 1990: processos colaborativos em arte, inserção da marchetaria no mercado contemporâneo, experimentação tátil e intercâmbio de conhecimentos.

Contando com apoio da Fundação Stickel, a primeira edição do projeto contemplou a participação de aproximadamente 180 alunos da E.E Professor Dr. Geraldo Campos Moreira no processo construtivo de um mural trabalhado com fragmentos de laminas de madeira, sendo 13 encontros com 15 alunos por oficina, onde cada participante produziu uma peça bidimensional de 15X15 cm para compor a obra coletiva. O processo se desenvolve através de vivências com a arte da marchetaria, quando os alunos terão acesso aos princípios básicos deste ofício tradicional – como cortar e juntar pedaços -, destacando cores e texturas de laminas de madeira em padrões geométricos abstratos. Livre criação.


Esta abordagem, que opera uma constelação de atores e energias, tem como eixo norteador a transmissão de saberes, o intercâmbio de conhecimentos e a interação entre os participantes. Não se trata apenas de oferecer espaço lúdico e protegido para trabalhar um material tão especial e precioso como a madeira, mas também criar outros conceitos e perspectivas para a arte da marchetaria, estimulando e promovendo rupturas no seu processo construtivo e estético através desta construção tátil.

Nesses encontros acompanho de perto o processo criativo individual do aluno, onde o participante será estimulado para dar vazão a sua memória criativa, tendo como base o método “aprender fazendo”, ou seja, erros e acertos podem e devem ser incorporados na execução dos trabalhos, visto que nos interessa o processo, a interação ente os participantes e a experimentação tátil.


Nota: Com o objetivo de compartilhar o resultado estético alcançado nos encontros criativos os trabalhos serão exibidos na escola que participar do projeto, sendo que o ciclo produtivo desta ação se completa com a instalação permanente de um mural na Estação Barra Funda da CPTM, integrando as comemorações de 25 anos da Companhia Paulista de Trens Metropolitano. Considerando a perenidade e manutenção desta obra, todos os trabalhos produzidos nas oficinas criativas serão digitalizados e as imagens impressas sobre azulejos que irão compor o mural, obra colaborativa que reunirá 800 peças únicas, creditando autores, instituições e apoiadores envolvidos neste projeto.






Layout do mural, obra colaborativa composta por azulejos, a ser instalada na  estação Palmeiras - Barra Funda da CPTM 



Azulejos com reprodução de marchetaria produzida por alunos da E.E.Geraldo Campo Moreira





Alunos da E.E. Prof. Dr. Geraldo Campos Moreira exibem seus trabalhos de marchetaria.


A CASA - Museu do objeto brasileiro - set. 2016









  
Mural de Marchetaria desenvolvido para a Paralela - Fundação Bienal de São Paulo 2015








    

Azulejo com imagem autoral de marchetaria


Alrededor de nosotros, obra colectiva dirigida por Danilo Blanco

El proyecto se sostiene sobre los tres pilares que caracterizan su trabajo: arte, artesanía y educación social.

El objetivo del proyecto Alrededor de nosotros consiste en instalar obras murales realizadas en marquetería en espacios urbanos, edificios públicos o privados. La obra será colectiva en su producción y su instalación. El proceso incluye actividades de formación en módulos de talleres de marquetería.

El mural estará construido de fragmentos de madera realizados por diferentes autores y cada pieza será ejecutada en un solo ejemplar. Este planteamiento acciona una constelación de actores y energías para asegurar la transmisión de saberes e intercambios de conocimientos. No se trata solamente de trabajar con un material tan especial y precioso como la madera, sino de crear otros conceptos y otras perspectivas. De esta manera, en el curso de su producción, la obra se sostiene por la voluntad de restaurar la sociedad y algunos de sus males tales como: las barreras para el acceso a la cultura, la discriminación, la dificultad de integración por la vía de un oficio artesanal, el monopolio de la legítima creatividad.

Podemos aproximar esta postura del modelo francés de Compagnonnage, heredado de las asociaciones de gremios corporativos presentes desde la Edad Media.

El Compagnonnage existe desde inicios del siglo XX como una asociación destinada a la formación con el objetivo de permitir a cada quien de realizarse en y a través de un oficio artesanal dentro de un espíritu de apertura y de generosidad. En el marco de la llamada “Exposición Nacional del Trabajo”, otorga cada cuatro años, desde 1924, los títulos de “Mejor Obrero de Francia” en los más diversos oficios artesanales. Esta distinción, valoriza la historia, la tradición y el espacio de enlace entre diseño y objeto utilitario que continúa a ocupar el oficio de artesano

El modelo de Compagnonnage funciona como una red de transmisión de saberes y de identidades a través del oficio artesanal. Su slogan “Sea uno de esos que construyen el futuro” constituye una divisa y una ética que convienen a la postura en la vida de Danilo Blanco.

Cecira Armitano  | Miembro de AICA -FRANCIA
Lyon, 30 de octubre 2015.



  

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