Marchetaria | Marquetry

    

Podemos dizer que a Marchetaria é um trabalho artesanal, que consiste na incrustação ou revestimento sobre uma superfície base – geralmente madeira – de pequenas outras peças de cores e texturas diferentes, de tal maneira dispostas que o resultado final seja um mosaico de valor estético e decorativo.

É uma arte antiquíssima, que atingiu grande destaque nas culturas orientais muito antes da era cristã, chegando até nós com seu legado de histórias e mensagens do passado. No Brasil, esta prática vem sendo utilizada por diversos profissionais que a introduziram em suas criações de arte e design; exibindo um geometrismo puro, figuras estilizadas e ainda  apresentando características estruturais ou dupla face.

A industrialização, embora possa sufocar essa prática milenar, vem contribuindo com seus equipamentos para atualização e aperfeiçoamento da técnica, permitindo acabamento nobre e resultando em peças de alto valor no mercado. 

Nota: 
 É importante lembrar que a Marchetaria, embora seja uma prática milenar (envolta em segredos) é de fácil e rápida aprendizagem. Está técnica, seja como hobby ou atitude profissional, poderá ser utilizada na construção, revestimento ou incrustação de mobiliários, objetos, arte e joalheria. Os produtos trabalhados com excelência desta técnica, obtém alto valor de mercado, sobretudo, quando utilizarmos sobras de madeira em respeito ao meio ambiente. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário